terça-feira, maio 08, 2007

À Bento XVI

Amanhã chega ao Brasil o papa (chefe da igreja católica).

Seja bem-vindo, dizem que o Brasil é um país democrático e que recebe a todos...
pode vir com sua comitiva e sua fé.
Afinal a fé do papa é tão vigora que ele precisa de segurança especial e de atiradores de eleite.
Dizem que ele veio visitar o Brasil preocupado com o seu rebanho, que é o maior do mundo, mas que tem sofrido dissidências.

Mas por que o rebanho do papa tem sofrido dissidência? O papa não é democrático?

Bem, primeiro tenho que contestar se a maioria dos Brasileiro é católica. Dizem as estatísitcas que sim. Mas, aprendi que os números absolutos não contém toda a complexidade social. É certo sim que o Brasil tem muitos "católicos apostolicos romanos", mas também é certo que boa parte do povo brasileiro é sincrética, isto é, mesmo com a tentativa dos portugueses imporem a sua religião no perído da colonização, o brasileiro não abandonou por completo as religiões africanas. Viva a mãe África! Viva aos nossos cultos afros, vivas os tambores de São Luís, Viva os tambores da Bahia, mãe Bahia de todos os santos, dos Orixàs!!!

É verdade o sincretismo continua vivo, o brasileiro vai na missa e vai na macumba! E ainda tem os pentecostais e evangélicos que tem crescido bastante, temos também os descentes de judeus e de outras tantas religiões.

E as dissidências?

Bem a igreja católica continua presa aos seus dogmas e por isso está cada vez mais distante da sociedade, é anacrônica.

O representante maior da religião católica representa as convicções dessa instituição que é contra o uso de métodos contraceptivos (com exceção da abstinência sexual), sexo só para a reprodução, condena o prazer, condena o uso da camisinha em tempo de AIDS, critica os homossexuais, é contra o aborto, condena as mulheres por lutarem pela igualdade social alegando que se distanciam da sua "função" que é cuidar do lar... Tenha misericordia da Igreja
Católica!!!

A vinda de sua "santidade" fez com que os seus críticos trouxessem a tona discussões como:
despenalização da interrupção voluntária da gravidez e legalização da união homossexual.

Vamos ver se o Lula e os nossos representates parlamentares vão fazer muito mais que beija a mão de sua "santidade".

O Estado Brasileiro é laico e tem que respoder as demandas sociais.

Nenhum comentário: