quarta-feira, dezembro 27, 2006

Será utopia?


Desejo que juntxs possamos construir, nesse ano que se inicia, um tempo melhor, um tempo nosso que possamos “abrir caminho e modificar estradas”.
Desejo que as promessas de ano novo não sejam vãs.

Por um ano liminar, nômade, mais feminino, quilombista, libertário... por um ano (e uma vida) de luta! Por um ano de mudança.

Por um ano sem repressão de sentimentos e que possamos dizer sem medo de ser feliz: Eu te amo, Amo-te, te amo, te amo, te amo, te amo, te amo, te amo, te amo, Ti amo, Ti amo, Ti amo, Ti amo, Ti amo, Ti amo, Je t’aime, Je t’aime, Je t’aime, Je t’aime, Je t’aime, Je t’aime, Je t’aime, Je t’aime, Je t’aime, T'estimo, T'estimo, T'estimo, T'estimo, T'estimo, I love you, I love you, I love you, I love you, I love you, Ich lieb Dich, Ich lieb Dich, Ich lieb Dich,Ich lieb Dich, S'ayapo, S'ayapo, S'ayapo, S'ayapo, Aishiteru, Aishiteru, Aishiteru, Aishiteru, Mo ni fe, Mo ni fe, Mo ni fe ...

"Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre". Drummond


Só depende de nós.

Um caminhão de coisas boas a todxs !!!!!!!

sábado, dezembro 23, 2006

Felicidades a Todos

"Esperança viva que o sangue amansa
vem lá do espaço aberto e
faz do nosso abraço um abrigo que possa guardar a vitória do sentimento claro
vencendo todo medo.
Mãos dadas pelas ruas num destino de luz e amor.
Vem agora, quase não há mais tempo
vem com teu passo firme e rosto de criança
a maldade já vimos demais"
Beto Guedes e Márcio Borges.
...................................................
Desejo a todos que visitam o meu Blog
muitas felicidades e amor neste Natal.
Que em 2007 vençamos nossos medos e tenhamos coragem para fazer diferente.
Façam valer o Ano Novo!

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Nada sei...

"Gosto do mar desesperado a bramir e a lutar
E gosto de um barco ainda mais ousado
Sobre esta rebeldia a navegar". Miguel Torga

... Nada sei desse mar, nado sem saber de seus peixes, suas pedras...
Esse mar me seduz, mas será que é para me afogar?

.......................... ........................ ..............................

“Construa todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos,
e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.” Shakspeare


terça-feira, novembro 28, 2006

A Diversidade Humana II



"As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram aquelas

que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmo"

Malcolm X.

A Diversidade Humana


"A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta.
É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina.

Há pessoas muito velhas que continuam virgens de ouvido. Só sabem falar. Só querem penetrar. Não apredem a arte de ouvir. Não se deixam penetrar".

Rubem Alves

quinta-feira, novembro 09, 2006

On-line 4

Para amar de verdade precisamos do toque do outro, das mãos do outro, do cheiro, da presença. E por que então o amor virtual assume um espaço tão grande no coração de uma mulher ????

Somos mente, sentimento e corpo ... Amor é sentimento; sexo é corpo; conversa é mente... Mas, se isso não é real ????????
Não se pode ficar só na energia, nos sentimentos, nos pensamentos; precisamos concretizar aquilo que existe dentro de nós. Não basta a emoção.

Conversando com a velha amiga Maria Orlovas, perguntei:

- “Você acha que estou vivendo uma ilusão?”
- “Esperança, seu sentimento é real... e você já fez várias investidas para trazê-lo para o mundo concreto, porém seu contato não parece ter a mesma intenção. Não é? Neste caso, é preciso saber se você está disposta a viver apenas parte da experiência do amor...”

É como diz o Djavan: “Você tem que largar a mão do não, soltar essa louca, arder de paixão!!!!!!!”

Hoje vou aceitar o convite do João para ir dançar !!!!!!!!!!!!!!

on-line 3


Por que nos fechamos para o mundo acreditando em nossas criações?

Um dia conversamos bastante sobre correr riscos (porque a vida não nos oferece segurança) e

Maria Orlovas me disse:


“Amem a incerteza divina...”
(esta citação é de Sai Baba que há muitos anos a acompanha)

On-line 2

Quando usamos os meios digitais para nos comunicarmos, de alguma forma mantemos nossa privacidade... Às vezes estamos no escritório no meio de relatórios e compromissos maçantes do dia-a-dia, quando acessamos o messenger encontramos o que procuramos. Falamos com amigos, abrimos o coração, nossa mente viaja, sonha e se refaz .... É bom ver alguém fazer um Strip-Tease virtual em meio a telefonemas de compromisso, não é ???


... Veja o que você escreve nas suas e-mensagens, e como sente aquilo que o outro escreve para ti... Você vai observar que há uma intimidade gritante em algumas mensagens, coisas que talvez você não tivesse coragem de abrir pessoalmente... ali está você passando textos de amor, de qualidade de vida que muitas vezes não tem coragem de falar ou fazer.

A comunicação assíncrona funciona mantendo uma distância interessante, porque você escreve na hora que pode, não se fala em momentos indesejados. Pois você pode até olhar na sua caixa de e-mails ou mensagens e pensar assim: “Não quero conversar com fulano agora”, e simplesmente não responde a mensagem. Assim, você, neste tipo de relação, pode se preservar e até preservar para compartilhar apenas as coisas boas e nas horas boas. Nos relacionamentos habituais/reais não se tem esse tipo de escolha. Boa fuga! Evita-se o contato direto e o confronto.

Imagino que a relação à distância seja difícil para os dois lados!

Imagino???? O diálogo é realmente claro???

O amor platônico é algo “real” para nossa mente, nosso coração, mas que ainda não se concretizara no mundo real. Trazer para o mundo objetivo nossos sonhos, nossas realizações, é algo muito difícil, porque sonhar é algo libertador, já que criamos um mundo à parte em nossas mentes. Fazemos todos os papéis que desejamos dentro de nós e, no caso de um amor virtual, o outro personagem de nossa vida por um tempo fica também sob nosso controle ....

Cansei de me deixar usar!

On-line

O melhor remédio para esquecer as mazelas da vida é trabalhar, trabalhar, trabalhar, trabalhar .... Assim se mantém a mente ocupada e esquecemos da vida, mas chega uma hora que o corpo cansa...

Hoje tirei o dia só para mim e vim ao PC escrever algumas besteiras sobre fantasias e ilusões.

Mas por que amor on-line se a vida pulsa à nossa volta ????

... Será que é por que não temos que enfrentar os olhos do parceiro nos culpando de nossos deslizes ou será que por estamos protegidos atrás de nossos computadores nos sentimos resguardados da dor???

... mente falando com mente... dá até tempo de pensar antes de digitar...

... não são poucas as histórias de pessoas que se passam por outras, criando personagens para elas mesmas viverem, alguns tão diferentes da realidade que fica até difícil pensar numa integração quando ocorre um desejo do parceiro de se encontrar no mundo real.

Um personagem:

O cavaleiro Sr. Lancelote. Apaixonou-se pela mulher do amigo e temendo seus sentimentos, retirou-se para a floresta se tornando um renunciante. Numa outra existência, ajudou as pessoas de sua tribo, mas não quis se casar com medo da rotina. Achava que de alguma forma perderia sua liberdade. Já na era digital o Cavaleiro Sr. Lancelote agia assim:
“Quando me correspondo com as pessoas virtualmente, falo coisas que pessoalmente acho que não teria coragem de falar, porque parece que estou falando apenas comigo mesmo e quando não gosto de uma resposta simplesmente deleto.”

Um dia perguntei ao Sr. Lancelote:

Isso quer dizer que de uma certa forma você tem o controle da situação, não é?


Devo essas reflexões à Maria Silva Orlovas, obrigada por me ajudar !!!!!!!!!!!!!!!

domingo, outubro 29, 2006

"E por que foi que ninguem quis o 25 ???"



Eu tinha que vir aqui registrar esse momento histório:
Hoje foi dia de eleições no Brasil e como nossas eleições são eletônicas, já temos o resultado:
finalmente o Maranhão se libertou de mais de 40 anos da oliguarquia Sarney!!!!!!

É festa!!!!!!!!

Xô Rosengana Sarney !!!!!!!!!

terça-feira, outubro 24, 2006

C A L U N I A


Enconstei-me a ti sabendo que eras somente onda, sabendo que eras nuvem... mesmo sabendo bem tudo isso, dei-me a diálogos, apegos e ilusões e, assim, fiquei sem poder chorar, quando caí...

...Não acabou bonito, mas acabou! Só não esperava que me atribuíssem obras que não foram minhas!

...O mundo, a vida, é um moinho que reduz as ilusões a pó!!!!!!!!!!

sexta-feira, outubro 20, 2006

Viva a Diversidade II



Sou uma admiradora da diversidade humana, para mim o quê existe de mais belo entre nós é a característica de sermos tão diversos!

Mas, tenho que admitir a minha decepção com o ser humano. Este ser, apesar de julgar-se racional, é o mais incompreesível que existe na face da terra, ele é incapaz de respeitas as suas diferenças, é incapaz de aceitar as opniões divergentes, como também não sabe lidar bem com a crítica...

O que tem acontecido no decorrer da história é que os povos potencialmente mais fortes, seja por conta de seu conhecimento, seja por sua riqueza econômica ou pelo seu poderio militar acabam por subjugar os que não têm iguais condições!!!!!!

domingo, outubro 15, 2006

domingo, setembro 24, 2006

On ne voit bien qu'avec le coeur. L'essentiel est invisible pour les yeux.



"J'aurais dû ne pas l'écouter, me confia-t-il un jour, il ne faut jamais écouter les fleures. Il faut les regarder et les respirer. La mienne embaumait ma planète, mais je ne savais pas m'en réjouir. Cette histoire de griffes, qui m'avait tellement agacé, eût dû m'attendrir..."
Il me confia encore:
"Je n'ai alors rien su comprendre! J'aurais dû la juger sur les actes et non sur les mots. Elle m'embaumait et m'éclairait. Je n'aurais jamais dû m'enfuir! J'aurais dû devinre sa tendresse derrière ses pauvres ruses. les fleurs sont si contradictoires! Mais j'étais trop jeune pour savoir l'aimer."

Antoine de Saint-Exupéry

quarta-feira, setembro 13, 2006

A Mesmice leva a uma conclusão: quem espera...

Estou cansada de pensar sempre as mesmas coisas,
de comer sempre as mesmas comidas.
Não agüento mais acordar sempre no mesmo horário,
Ir sempre aos mesmos lugares.


Chega de inércia...

Quero a diversidade,
Quero encontrar com o inesperado, quero sair do meu lugar...

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
... As relações humanas, são relações marcada pelo poder...

Sempre achei que um ato punitivo é o reforço de um status quo.
Que se dane quem estiver pensando que vai me dar uma lição...

Cansei de ser boazinha... Cansei de esperar... Agora sei: quem espera um dia cansa!

sábado, setembro 02, 2006

B a r c o


“Lá está o barquinho de velas brancas, navegando no mar! Bem que ele poderia navegar só nas baías e enseadas, onde não há perigo e o mar é sempre manso. Mas não! Deixando a solidez da terra firme, ele se aventura para sentir o vento forte enfunando as velas e o salpicar da água salgada que salta da quilha contra as ondas. "Sem nunca ter um porto onde chegar", ele navega pelo puro prazer de entrar no mar.

A vida é assim mesmo. É sempre possível deixar o barco atracado ou só navegar nas baías mansas. Aí não há perigo de naufrágio. Mas não há o prazer do calafrio e do desconhecido.”

Rubem Alves

domingo, agosto 20, 2006

E n t a r d e c e r


Que ilha bela!

Que linda tela conheci.







São Luís

São José de Ribamar

sexta-feira, agosto 18, 2006

G i r a s s o l

A favor da comunidade
que espera o bloco passar,
ninguém fica na solidão
embarcada com suas dores pra longe do seu lugar
A favor da comunidade,
que espera o bloco pasar
ninguém fica na solidão...
o bloco vai te levar
ninguém fica na solidão...
a verdade prova que o tempo é o senhor dos dois destinos, dos dois destinos.

já que pra ser homem tem que ter a grandeza de um menino, de um menino.

no coração de quem faz a guerra
nascerá uma flor amarela
como um girassol, como um girassol
como um girassol amarelo,
amarelo

todo dia, toda hora,
na batida da evolução
a harmonia do passista vai encantar a avenida
e todo o povo vai sorrir,
sorrir, sorrir
e todo o povo vai sorrir....

(cidade negra)

terça-feira, agosto 15, 2006

T o r m e n ta


Estes dias estão sendo de pura tormenta
parece que tudo de errado está acontecendo ao mesmo tempo
o mundo desabou sobre minha cabeça
Estou cansada
Queria tanto descansar, mas ainda tenho muito o que fazer
Espero que depois da tormenta venha a calmaria.
...................
....................................
................................................
CÁ E LÁ
Há tempos estamos ensaiando a peça
mas a desgraça é que não somos sempre os mesmos.
Muitos já morreram, outros trocam de sexo,
mudam barba rosto língua ou idade.
Há anos preparamos (há séculos) os papéis,
as tiradas principais ou apenas
"a mesa está posta" e nada mais.
Há milênios esperamos que alguém nos aclame no palco com palmas
ou até com assobios, não importa,
desde que nos reconforte um nous sommes là.
Infelizmente não falamos francês
e assim ficamos sempre no cá e jamais no lá.
(Eugenio Montale)

segunda-feira, agosto 07, 2006

M e d o

Medo de Amar (Adriana Calcanhotto)
Você diz que eu te assusto, você diz que eu te desvio
Também diz que eu sou um bruto e me chama de vadio
Você diz que eu te desprezo, que me comporto muito mal
Também diz que eu nunca rezo
Ainda me chama de animal


Você não tem medo de mim
Você tem medo é do amor
Que você guarda para mim
Você não tem medo de mim
Você tem medo de você
Você tem medo de querer?

Você diz que eu sou demente que eu não tenho salvação
Você diz que simplesmente sou carente de razão
Você diz que eu te envergonho, também diz que eu sou cruel
Que no teatro do teu sonho para mim não tem papel.

Você não tem medo de mim
Você tem medo é do amor
Que você guarda para mim
Você não tem medo de mim, Você não tem medo de mim
Você tem medo de você
Você tem medo de querer

Descobri que gostar de quem tem medo de se entragar é o mesmo que se ferrar.

"... O sol levantou mais cedo
e cegou o medo nos olhos de quem foi ver Tanta luz..."
(foto: rosalina afonso)

sábado, agosto 05, 2006

S o n h o

Ah meu caro, oxalá pudesse eu fazer como nos meus tempos de menina quando pensava poder passar de um continente a outro num segundo, assim como na música de Toquinho “aquarela”...


Mas, se estou presa às minhas condições materiais de existência ainda não posso tocar-te..


Para consolar-me ouço a música de Corinne Bailey: “put your records on.”


Garota, ponha teus discos a tocar
e vá
(laboratório de desenho)

segunda-feira, julho 31, 2006

D e c e p ç ã o



Falo-te, tento comunicar-te...



Quanto mais falamos menos o conheço!

sexta-feira, julho 28, 2006

A l c a n ç e


ESPERANÇA
Saúdo-te, Esperança, tu que vens de longe, inundas com teu canto os tristes corações, tu que dás novas asas aos sonhos mais antigos, tu que nos enches a alma de brancas ilusões.

Saúdo-te, Esperança. Tu forjarás os sonhos naquelas solitárias desenganadas vidas, carentes do possível de um futuro risonho, naquelas que inda sangram as recentes feridas.

Ao teu sopro divino fugirão as dores como tímido bando de ninho despojado, e uma aurora radiante, com suas velas cores, anunciará às almas que o amor é chegado.
Pablo Neruda
(foto anima mundi)

quarta-feira, julho 19, 2006

C o n f l i t o


Primeira Raiz.
"Ancestral não diria:
Antes cesto de tudo
Antes tempo em que mundo:
Pêlo, pele, sobretudo.
Ancestral direi:
Se memória não fosse mais (e é tudo)
Que o risco na cerâmica quebrada,
O nome dentro da pedra achada
E o amor, esta breve palavra,
Em milagre nada.
Ancestral, sim,
Porque passou o que passou, passa, passará,
Não passa de matriz, matriz, da amanhã.
E dúvida ancestral
Não é mais que o fogo, afago, cinza
E tudo o que penso pouco mais dura que a escrita,
A da raiz, a da marca do pé na terra,
Que mino, rumino,
E que me habita".
Lindolf Bandel

Hoje, me chatiei !!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, junho 09, 2006

Você tem medo de amar ???

Eu admito, eu tenho medo de amar!

Tenho medo de me machucar e machucar.

Tenho medo de investir e sair perdendo.

Mas uma coisa é verdade: quando o amor chega não tem como lutar contra ele !

quarta-feira, março 08, 2006

O que é igualdede ?

Em alguns países da África existe a tradição de se retirar partes dos órgãos sexuais femininos como parte do ritual de passagem da infância para a idade adulta. A extensão do procedimento varia entre diferentes tribos, indo de retirada do clitóris até remoção completa dos pequenos e grandes lábios. Os defensores da prática justificam sua posição baseados nos relativismos culturais. Ela seria uma tradição tribal, o preço que as mulheres pagariam para se integrar à sociedade local, e que deve-se respeitar o direito de auto-determinação de diferentes culturas – quem somos nós para dizer o que é certo ou errado? Aqueles que defendem a luta pelo fim da mutilação/circuncisão feminina consideram que tal prática viola a integridade física de meninas ainda incapazes de dizer não ou mesmo de entender o suficiente para dar permissão para o procedimento. Há também o argumento de que essa mutilação tem como finalidade o maior controle dos homens sobre as mulheres – aparentemente a mutilação também aumenta o prazer do macho no ato sexual. Um fato é certo: mulheres submetidas a mutilação ‘valem’ mais na hora do arranjo matrimonial nessas comunidades. Observando tais posições antagônicas encontrei em um site o que dizia o Dr Erick Messias e achei bem interessante o que ele disse:

“Podemos tentar chegar ao meio termo aristotélico e evitar extremismos. Tomemos um exemplo citado por meu colega Ikunga numa dessas discussões acerca de conflitos culturais. Uma das diferenças fundamentais entre as duas principais tribos da Nigéria - os Ibu e os Yoruba - era a reação ao nascimento de gêmeos. Os Ibu consideravam-nos demônios e o segundo gêmeo era sacrificado logo ao nascer. Entre os Yoruba gêmeos eram considerados uma benção e considerados quase divindades. Com o contato entre as duas culturas os Ibu assimilaram a atitude mais amena em relação aos gêmeos, e hoje aceita sua ocorrência com naturalidade. Assim diferentes culturas interagem transformando-se e influenciando-se mutuamente.”

sexta-feira, março 03, 2006

Esperança da Mulher

Já estamos em março e aproxima-se a data dedicada às mulheres.

Qual é a esperança da mulher?

A mulher aspira pelo dia em que a humanidade alcançar a igualdade social entre os gêneros,

o dia em que forem aniquildadas as dicotomias entre os gênero, onde um exclui o outro, dicotomias que limitam as potencialidade humanas.

Uma lição básica que aprendi é que o sujeito se constrói dentro de um sistema de significados e de representações culturais, as quais se constroem marcadas por relações de poder. Portanto, parafraseio a célebre Simone de Beauvoir "Não se nasce mulher, torna-se mulher" (1949).

Percebo que somos seres racionais e tudo o que somos é aprendido segundo os moldes de nossa cultura, ser masculino ou ser feminino é uma construção social.

sábado, fevereiro 18, 2006

Amor platônico


“Amores são como o vento...É impossível prendê-los entre as mãos...Eles as vezes têm outra direção, Um caminho que não é o nosso...Amores são como o vento...As vezes “furacão", invadindo nossas vidas... As vezes “brisa", acariciando nossa alma. Amores são como ventos...As vezes perto, as vezes longe...Mas eternamente em nosso coração."

sábado, fevereiro 04, 2006

Amor de mãe


O que lembra o amor de mãe?
Colo, protenção, carinho, dor, sacrifício, perdão...
Eu passei a entender que o amor de mãe não é inato.
O amor de mãe é conquistado!
Mãe, obrigada por ter conquistado o meu amor.
Hoje, estás a completar anos.
Desejo que esta data repita por um loooooooongo tempo.

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Um sentimento mais forte que a Esperança



"1.Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 2.E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3.E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4.O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, 5.não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6.não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; 7.tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8.O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 9.porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; 10.mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. 11.Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12.Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. 13.Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor." Coríntios 13

Para mim esta é uma das mais belas descrições do amor.

Já ouvi muita gente reclamando que não encontra quem as ame e

eu sempre digo: será que você está sabendo reconhecer o amor?

Eu acredido que para se alcançar o amor é preciso ser humilde, é preciso ter humildade para aceitar a outra metade com as suas falhas, pois muitos idealizam um amor perfeito e isto para mim é não entender que o amor é um sentimento humano e os seras humanos são falhos.

O amor é bom, não se ensoberbece.

terça-feira, janeiro 31, 2006

Um pouco do lugar onde moro


O nordeste brasileiro tem muito sol e muitos lugares bonitos.

Um deles, sem dúvida, são os lençóis maranhenses.

Um verdadeiro deserto com Oásis.

Vindo ao Brasil, não deixe de conhecer este lugar de rara beleza!!!!!!!!!

Um novo dia


Será esperança.

Esperança

"A esperança adquire-se. Chega-se à esperança através da verdade, pagando o preço de repetidos esforços e de uma longa paciência. Para encontrar a esperança é necessário ir além do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora".
(Georges Bernanos)

Como iniciar um blog...

Bem... Vou começar dando saudações a quem me visitar.

Com muito carinho lhes desejo: que a cada amanhecer raios de sol penetrem em sua alma enchendo-os de paz e certeza. Porque a vida é feita sempre de Esperança. Afinal a cada manhã temos a chance de um recomeçar...Que vossos sonhos sejam realizados, seus ideais sempre preservados e um toc toc bata em vossa porta trazendo um presente: A SUA FELICIDADE.
Tudo de bom para vocês!!!!